08 março 2010

Debate: Arbitragens e a polémica dos últimos meses

Nas últimas semanas, muito se tem debatido sobre o actual estado da arbitragem nas provas da A.F. Aveiro. É até um pouco natural que assim seja, porque os campeonatos entram agora na fase de decisões, já se sabe que ninguém gosta de perder e já se sabe como o sangue ferve nestas alturas. Como diz o ditado ("casa onde não há pão..."), até há muitos que contestam sem razão. No entanto, quem anda nestas lides há muitos anos diz que nunca se viram actuações das equipas de arbitragem tão niveladas por baixo como hoje em dia. Verdade, ou nem por isso?

Uma rápida consulta pelos blogues e páginas dos mais diversos clubes do Distrito parece mostrar que sim. Só no último mês e meio/dois meses, as queixas têm sido mais do que muitas. Ficam abaixo listados os jogos mais polémicos dos últimos tempos, em que as equipas de arbitragem foram contestadas por uma ou por ambas as equipas:

Ossela x CFCP Lourosa (CD 1.ª Divisão)
Saavedra Guedes x Barrô (CD 1.ª Divisão)
Ossela x Lusitânia Lourosa (Taça Distrital Feminina)
Gafanha x ACR Vale de Cambra (CD Juniores, Apuramento Campeão)
CRECUS x ACR Vale de Cambra (CD Juniores, Apuramento Campeão)
ACR Vale de Cambra x Gafanha (CD Juniores, Apuramento Campeão)
Crecor Cortegaça x CRECUS (CD Juniores, Apuramento Campeão)
São Jacinto x P.A.R.C. (CD Juvenis, Série dos Últimos)
Crecor Cortegaça x Escapães (CD Juvenis, Apuramento Campeão)
Gafanha x Beira-Mar (CD Juvenis, Apuramento Campeão)
Dínamo Sanjoanense x Barrô (CD Juvenis, Apuramento Campeão)
Covão do Lobo x Beira-Mar (CD Iniciados, Apuramento Campeão)
Clube PT x Angeja (CD Iniciados, Série dos Últimos)
CRECUS x Clube PT (CD Iniciados, Série dos Últimos)

Convém salientar que esta lista foi feita tendo em consideração apenas o que vem escrito nos blogues/páginas oficiais dos clubes. Há, naturalmente, gente com opinião contrária e que não considere haver polémica alguma nos jogos em questão. Haverá até, quem sabe, muitos jogos em falta nesta pequena lista (quem quiser poderá avançar com outros jogos e os respectivos motivos).

Esta lista serve apenas para se debater o assunto de fundo e as questões que todos levantam:

- A arbitragem da AFA, a cada época que passa, está ou não cada vez mais nivelada por baixo?
- Os clubes deveriam unir-se para tentar responsabilizar a AFA e fazer com esta contribuísse de forma concreta para a melhoria do nível da arbitragem?
- Como deverá agir um Clube quando ocorrerem situações em que se sinta lesado de forma evidente?
- Como deverá actuar um Clube junto dos seus jovens, quando situações destas ocorrerem em jogos dos escalões de Formação?


Estas questões e outras que tais estão aqui em debate. Pede-se a vossa participação, desde que moderada, bem fundamentada e, principalmente, com respeito para com todos os intervenientes (atletas, treinadores e árbitros). Lembrem-se que só se todos os adeptos da modalidade se unirem em torno da sua evolução é que este cenário poderá melhorar. Caso contrário, esta semana serão uns os queixosos, para a semana serão outros... e não sairemos deste ciclo vicioso.

Fut5al Aveiro

51 comentários:

FutsalGDG@gmail.com disse...

Bom tarde fut5al aveiro,
Já vi que fazem referência aos jogos do gafanha... No site dos juniores do Gafanha, tenho um tópico exactamente a explicar o que se passou no último jogo da minha equipa!
Foi vergonhoso o que se passou, quem tiver interesse por favor entre no site...
http://gdgjuniores.blogspot.com/

Cumprimentos
Daniel Vilarinho

Anónimo disse...

Pesquisa no Google "Tráfico de influências no futsal portugues"
E deparei-me com esta crónica no canal benfica...
http://www.canalbenfica.com/index.php?topic=903.0

Anónimo disse...

"Querem saber mais? Agressão de um jogador ao árbitro, durante o jogo, mesmo à minha frente: a agressão provocou (à primeira vista) o lábio rachado ao arbitro e um dente lascado! Castigos: 4 jogos de suspensão para o jogador... multa para o clube: 0 €..nada!
Um árbitro que diz a um adepto: se fosse adepto do clube Y vocês tinham perdido o jogo!! Lamentável e insuportável...
Um treinador que põe as mãos ao pescoço do árbitro... não tenho conhecimento de nenhum processo aberto! Será que o árbitro mencionou isso no relatório? Ou referiu e alguém "perdeu" o relatório? Esta situação não presenciei... mas parece-me de fonte fiável!
Pessoas de apito na boca com um hálito enorme a álcool... quem já não presenciou?
Árbitros mal educados e arrogantes... quem já não encontrou um assim?
E aqueles que "apalpam" o rabo de um miudo de 12 anos? Podem não acreditar, mas é verdade... ainda bem que o árbitro veio pedir desculpa a alguns encarregados de educação...
São cenas lamentáveis mas que acontecem constantemente no nosso distrito há muito tempo! E algum responsável já fez alguma coisa? Se fez eu ainda não vi nada...
Eu aceito que os árbitros errem, afinal são pessoas! Não admito é que sejam tendenciosos e sempre a prejudicar os mesmos ou a tentar favorecer os mesmos.
Neste fim de semana CRECUS e Gafanha têm bastante queixas da arbitragem... eu vou fazer um resumo: se estas 2 equipas ganhassem a classificação seria:
CRECUS 13 pontos
Gafanha 12 pontos
Esgueira 9 pontos (menos 1 jogo)
ACR 7 pontos
Crecor 6 pontos (menos 1 jogo)
Lamas 3 pontos

Alguém fez o favor de tornar o campeonato mais competitivo e equilibrado..."

em http://cronicasdefutsal.blogs.sapo.pt/

Anónimo disse...

Já ando no futsal á alguns anos, cerca de 8/9, sempre nos escalões de formação, já passei pelo Crecus, Beira Mar, e agora estou na ADT. Portanto já levo uns anitos disto e sempre me habituei a ouvir que existia ( ou existe) um lobby das equipas do norte que "controlam" o Conselho de Arbitragem e Disciplina da AFA. à uns anos atras era o Dinamo, agora fala se na ACR.. Verdade? Mentira? O que é certo é k já senti na pele essa situação. Recordo me de 1 jogo em infantis, última jornada, Dinamo-Crecus, quem ganhasse era campeão. Fizemos 1-0, fizemos o 2-0 num lance em k a bola entra mais de meio metro dentro da baliza e o Sr árbitro anula o golo prontamente dizendo k a bola não entrou...acabámos por perder 3-1 perante a felicidade da equipa de arbitragem!!!
Nas últimas épocas e em especial nesta fala se na ACR.. E se calhar com razão. Na fase final dos Juniores nos jogos de polémica eles estão lá sempre e são sempre a equipa beneficiada...nos séniores passa se a mesma coisa, basta ver o que estão a fazer ao Ossela.
Acho k chegou a altura de dizer BASTA!!!
Os Clubes têm de se unir, principalmente os do Sul e " encostar á parede" a AFA. Chega desta roubalheira semanal.
è altura de nos juntarmos e encabeçarmos um movimento k dê uma vassourada naquela gente toda. Deixo a sugestão de os clubes se reunirem, marcarem uma data, e começarmos a actuar. Temos de fazer alguma coisa. É que assim não dá. Todos juntos temos mais força. Todos juntos pela verdade no desporto!!!
Paulo

Anónimo disse...

Boa tarde

Quero desde já agradecer a mais esta iniciativa de divulgação do futsal do nosso distrito, blog este que só o descobri hoje e estou impressionado com a sua qualidade. Parabéns aos autores e continuem com o bom tabalho. Quanto a mim estou disposto a ajudar em tudo o que precisarem caso assim o entendam.

Ah e quanto à questão da arbitragem é importante não generalizarmos (como em qualquer outro sector) existem bons e maus árbitros no nosso distrito, considero bem mais importante um maior cuidado nas nomeações pois não é aconselhável para um árbitro com 1 ou 2 anos de arbitragem dirigir jogos importantes e de elevado grau de dificuldade, nem uma mesma equipa de arbitragem dirigir perto de 50% dos jogos de uma equipa...este é o passo mais impotante a tomar para que nós (clubes e equipas) possamos deixar de ter tantas razões de queixa! só assim poderemos melhorar a qualidade dos "espectaculos" e levar muita mais gente aos pavilhões.

Treinador de Iniciados do Telhadela

Anónimo disse...

Sim... há bons e maus profissionais... já felicitei árbitros pelo seu bom trabalho... e algumas vezes tb nas minhas derrotas...

Nuno Fonseca

HP disse...

Começam a ser muitos casos em tão pouco tempo. No início da época também tivemos umas arbitragens muito muito fracas, lembro-me por exemplo do jogo contra o CRECUS na 4ª jornada, que foi uma miséria, com prejuízo para ambas as equipas. Lembro-me de na altura ter escrito no blog que a arbitragem tinha sido uma vergonha, mas caíram-me logo em cima porque "o Beira-Mar sempre que perde desculpa-se com as arbitragens". É verdade que também temos tido boas arbitragens e lembro, mas no geral, o nível é baixo.
Esperemos que as coisas melhorem porque assim, não vale mesmo a pena andarmos a perder o nosso tempo.

Anónimo disse...

Toda gente critica, mas poucos apresentam soluções...
É óbvio que andam pra aí 5/6 duplas de árbitros muito maus, mas também cabe aos clubes mudar isso, porque muitos dos clubes também têm treinadores e dirigentes muito maus, que todos os fins de semana dão maus exemplos, seja na formação, seja nos séniores.
Tem de haver bom senso das partes. Um bom principio seria a AFA organizar uma reunião aberta, com os clubes onde participassem, os treinadores, dirigentes, o presidente do Conselho de arbitragem, do Conselho de disciplina, o gabinete técnico, onde se debate se esta problemática e onde se apresenta sem soluções para implementar na próxima época. Isto sim seria interessante e relevante para podermos melhorar a modalidade.

Anónimo disse...

o sr. Paulo tem razao, nao ando nisto ha muito tempo(4 anos) e ja vi quase de tudo: arbitos a mandarem po ca***** jogadores, a fazerem-lhes peito, espulsos por darem um pontapé a um POSTE, etc...cada vez mais perco a vontade de jogar com estas situacoes cada vez mais a ficarem comuns. pelo bem desta GRANDE modalidade façam o 25 de abril para o futsal.....
(jogador indignado)

José António disse...

Aqui está um ponto de verdadeiro interesse e que muito mexe com quem anda por dentro do futsal.
Para mim na arbitragem existe um grande problema de fundo que foi a desistência de muitos árbitros devido à alteração de funcionamento da forma de pagamento.
Hoje existe um problema gritante de falta de árbitros e então aceita-se qualquer um que tenha vontade de dar umas apitadelas.
E nem sequer têm tempo de formação, começam logo a "apitar" e este apitar é de propósito, porque muitos não arbitram jogos mas sim dão um festival de apito.
ESte é o primeiro problema.
o 2º problema está no pouco cuidado com que se efectuam nomeações. Atiram-se os principiantes às feras e depois ou sobrevivem ou não e o que assistimos é ao desfilar de asneiras com que somos brindados semanalmente. E nem sequer podemos protestar, porque a maioria utiliza uma arrogancia inusitada, talvez no intuito de se defenderem.
O terceiro problema é o facto de anualmente se escolherem os árbitros que vão subir logo no inicio da época e depois andam ao colinho com eles até ao final protegendo-os de todos os erros.
Não existe critério nas nomeações, nas observações nem nas pontuações finais o que torna tudo uma grande farsa.
Ando no futsal quase à 20 anos, tenho muitos amigos que são árbitros e apesar de reconhecer que existem alguns bons árbitros no nosso Distrito, sou obrigado a reconhecer que neste momento a arbitragem em Aveiro está a atravessar um mau período que se tem reflectido semanalmente nos pavilhões.
À bem pouco tempo dei conta disso mesmo numa exposição que fiz para a AFA e que neste momentos sei ter sido enviada para o dito Conselho para análise.
Acho que Directores e Treinadores devem manter sempre que possível os seus jogadores fora desses problemas e actuarem após os jogos, com exposições devidamente fundamentadas para os serviços da AFA.
Não adianta protestar e vociferar com os árbitros porque aí só pioramos a situação e enriquecemos os cofres da AFA.
José António
Treinador de Futsal

ARCA disse...

Boa noite
Primeiro felicito os autores deste blog, por certo fará com que se troquem opiniões de forma construtiva.
Quanto ao tema que se pretende debater, na minha opinião, e dos jogos que já presenciei esta época a qualidade dos arbitros subiu consideravelmente, até porque as queixas que estão presentes aqui no blog são essencialmente respeitantes aos escalões de formação, onde a maior parte das vezes se justifica a derrota com o mau desempenho dos arbitros, não quero com isto dizer que não existam arbitros de qualidade inferior e alguns de qualidade duvidosa (esses estão bem identificados e só não actuam porque não querem) também existem atletas que pouco jogam, treinadores que pouco trabalham para que as suas equipas melhorem e dirigentes mal formados, certo é que a parte pior cabe aos arbitros terem que ajuizar na hora sem que lhe sejam permitidas falhas se pararmos para pensar veremos que não é fácil, imaginemos que as reações que temos com os arbitros quando falham, as vissemos quando um atleta falha uma oportunidade de golo flagrante, quando um guarda redes é mal batido, quando um treinador não tem as melhores opções, por certo não seria nada agradavél.Compete-nos a nós facilitar o trabalho dos arbitros formando os atletas para que não discutam decisões dos arbitros, que os treinadores e os dirigentes olhem para os arbitros como um elemento isento, só dando tranquilidade aos arbitros teremos arbitros melhores.
No entanto já vi esta época em Vale de Cambra um arbitro (e este senhor é muito conhecido)fazer o resultado da partida e estes erros não tem haver com a pouca sabedoria dos arbitros estes sabem é demais.

Andrezito :) disse...

Amigo da ARCA , que suponho seja o Filipe, è claro que há arbitros bons , e que muitas vezes a desculpa de uma derrota se atira á equipa de arbitragem. Mas se eles te aparecerem com uns "copos a mais" , ou se andam 40/50 minutos de um jogo(depende do escalão) a serem arrogantes , prepotentes, e por vezes provocadores... Como te sentes ?
Há arbitros muito bons até e defendo que esses devem ser postos de lado nestas criticas, mas se os erros vêm na maior parte das vezes das mesmas duplas ..o que andam a fazer ainda nesta modalidade que eu ,tu e muitos de nós adoramos ?

Grande abraço

Diogo Figueiredo disse...

Boa tarde,

Sobre o tema em debate, separo 2 assuntos q as pessoas tendem a confundir:
1\erros de julgamento
2\incapacidade moral e humana p/ condução de 1 partida.

Sobre estes 2 temas, faço as seguintes considerações:

=> Erros de julgamento vão acontecer c/ qq equipa de arbitragem, em qq escalão, em qq divisão. Árbitros vão errar, GR vão dar frangos, treinadores vão fazer más substituições, etc.
Será sempre assim. As decisões têm de ser tomadas em fracções de segundos e nem sempre serão as + correctas. É a condição humana.

=> Capacidade p/ conduzir 1 jogo: a experiência tem-me dito q, salvo raras excepções, grd parte das queixas contra arbitragens centram-se em atitudes menos próprias dos mesmos p/ com intervenientes(provocações, insultos, arrogância).

Parece-me óbvio q, embora haja sempre margem de progresso na área técnica, as associações devem investir em 2 pontos importantes:
1\ seleccionar c/ rigor os candidatos a árbitros (testes psicotécnicos, passado desportivo, etc)
2\ fomentar a vertente humana dos árbitros (capacidade de lidar c/ o stress, pressão, comunicação, postura, etc).

Estes são, a meu ver, 2 pontos cruciais.
Ao longo da minha carreira c/ jogador e c/ treinador, garanto q já perdi e ganhei jogos graças a erros de julgamento da arbitragem. Mas, sinceramente, ñ consigo lembrar-me de nenhum neste momento.
Por outro lado, posso-vos descrever em detalhe as ocasiões em q me senti desrespeitado e ofendido p/ árbitros.

Os erros de julgamento podem, aqui e ali, ditar 1 resultado. Mas a tendência é esquecer c/ o tempo, até pq no fim de contas a balança equilibra-se (erros contra vs erros a favor).
Em revanche, desrespeito e ofensas, normalmente, deixam marcas q dificilmente se apagam.

Parabéns pelo espaço, podem contar com a minha colaboração sempre q o desejarem.

Abraço,
Diogo Figueiredo

Anónimo disse...

Ossela x CFCP Lourosa (2-3) (CD 1.ª Divisão)
Wilson Soares\Nuno Oliveira\Angela Ferreira

Saavedra Guedes x Barrô (3-3) (CD 1.ª Divisão)
Tiago Pinho\Antonio Pinho\Bruno Correia

ACR Vale de Cambra x Gafanha (8-3) (CD Juniores, Apuramento Campeão)
Custodio Sá\Rui Capela\Bruno Correia

Dínamo Sanjoanense x Barrô (2-3) (CD Juvenis, Apuramento Campeão)
Alexandre Santos\Nelson Pedro\Gonçalo Rocha

Ossela x Lusitânia Lourosa (4-7, a.p.) (Taça Distrital Feminina)
Luis Costa\Jaime Campos\Luciano Capela

Gafanha x ACR Vale de Cambra (7-3) (CD Juniores, Apuramento Campeão)
Nene Ribeiro\Neide Fragoso\Maria Abrantes

Crecor Cortegaça x CRECUS (3-1) (CD Juniores, Apuramento Campeão)
Nene Ribeiro\Cristiana Lopes\Maria Abrantes

Crecor Cortegaça x Escapães (7-2) (CD Juvenis, Apuramento Campeão)
Nene Ribeiro\Maria Abrantes\Neide Fragoso

São Jacinto x P.A.R.C. (3-1, interrompido) (CD Juvenis, Série dos Últimos)
Vera Ferreira\Luis Dias

Clube PT x Angeja (10\-) (CD Iniciados, Série dos Últimos)
Vera Ferreira\Luis Dias

Gafanha x Beira-Mar (6-4) (CD Juvenis, Apuramento Campeão)
Vera Ferreira\Luis Dias\Sandra Silva

CRECUS x ACR Vale de Cambra (6-3) (CD Juniores, Apuramento Campeão)
João Paulo Pereira\Antonio Coutinho\Alberto Novais

Covão do Lobo x Beira-Mar (3-0,interrompido) (CD Iniciados, Apuramento Campeão)
Joao Paulo Pereira\Alberto Novais

CRECUS x Clube PT (3-5) (CD Iniciados, Série dos Últimos)
Joao Paulo Pereira\Alberto Novais

Anónimo disse...

Nos dois últimos jogos da Associação Académica do ISPAB, apareceram dois artistas do melhor. Em Arouca, contra a Académica de Arouca, na segunda parte João Campos inventou faltas até marcar o esperado livre directo a 15 segundos do final. Para cúmulo ainda provocou os jogadores no final. Pior ainda no jogo contra o Branca Activa, sem qualquer interesse, Fernando Almeida, que estava nomeado para ser cronometrista, estragou o jogo. Expulsou um dirigente por festejar um golo, expulsou um jogador por festejar um golo, expulsou um guarda redes quando ia colocar a bola em jogo, advertiu um treinador só por lhe perguntar "sr. árbitro vai mostrar o segundo amarelo ao nosso jogador?". Em Aveiro existem bons árbitros, é preciso tratá-los bem, estes cancros têm que ser eliminados. A Associação Académica do ISPAB já solicitou a suspensão de Fernando Almeida, quem tem as atitudes que ele teve num jogo sem qualuer interesse não pode estar bem psiquicamente.

joão tiago disse...

Estranho saber que a equipa de arbitragem do muito polémico Ossela x Casa do Porto de Lourosa tenha sido a equipa Wilson/Nuno/Ângela. A serem verdade os erros que a equipa do Ossela tanto reclama, devem ter sido erros de interpretação dos lances, só pode.

Na pouca experiência que tenho, a equipa Wilson/Nuno/Ângela comandou os últimos dois jogos da minha equipa (em Ol. Azeméis e Barrô) e mais um ou outro ao longo da época, e em todos tiveram prestações impecáveis e sem complicar minimamente o jogo. De longe, a melhor equipa de arbitragem que vi esta época.

Pela listagem das equipas de arbitragem dos jogos em questão (já agora, qual é o medo em assinar os comentários?), dá para notar que há aí muitos nomes em comum. O que talvez nos leve para o ponto da "capacidade para conduzir o jogo" que o Diogo Figueiredo referiu num comentário acima...

Anónimo disse...

Esta questões de arbitragem há muito que se dizer. E realmente nunca vai haver consenso.Se estivermos 3 ou 4 treinadores a ver um jogo e possível que surjam 3ou 4 visões diferentes em relação ao jogo e a decisão dos árbitros. Apitar um jogo e uma tarefa difícil.Experimentem por um jogador/director/treinador a apitar um jogo num treino ou um jogo de um torneio e vão ver logo a dificuldade que e ter que decidir ( e decidir bem ) em fracções de segundos.Existem árbitros bons e árbitros maus assim como directores/treinadores/jogadores e nas crónicas dos jogos nos blogs não se lê que o treinador foi mau e tomou as escolhas erradas ou que os directores são maus porque não criaram as condições necessárias para que a equipa ganhe jogos, etc...
Penso que o que se devia debater e como podemos tornar o Futsal um espectáculo melhor?! Como podemos melhorar a performance de todos os intervenientes no jogo?
-Devia haver mais formações tipo colóquios ou debates donde se reunissem (Por exemplo uma manha de um sabado ou uma sexta a noite) todos estes intervenientes.
-Fazer uma experiencia com um determinado escalão de formação ou com os seniores em que a equipa da casa tivesse que filmar o jogo e depois ceder a filmagem a equipa adversaria e a A.F.A no sentido de o vídeo poder ser analisado por todos mas não com o intuito de protestar o jogo mas sim como analise aos erros que todos cometemos.
Penso que há sempre coisas que se podem fazer para melhorar e preciso e saber se há vontade/disponibilidade de todas as partes para nos sentarmos e debatermos e chegarmos a uma conclusão.
Ass: Max Treinador de Futsal

Anónimo disse...

Olá

Antes de mais felicitar pelo excelente blog.
Neste momento é de lamentar a situação da arbitragem na AF Aveiro, é certo que há falta de árbitros, mas só por isso não se devia colocar qualquer pessoa a apitar.
É preciso criar condições para que as pessoas queiram apitar e também é necessário pessoas educadas, pró activas e com vontade de melhorar as coisas, que façam com que o futsal de Aveiro seja o melhor, em todos os aspectos.
Há dias assisti a um jogo de juvenis e deparei-me com situações completamente irrisórias.
Um dos árbitros, que no final vim a descobrir que não o era, estava completamente embriagado, não sabia assinalar um lançamento e para além de tudo ostentava no seu equipamento as insígnias da FPF, Será que é esta a imagem da arbitragem que a AFA? Será que a AFA coloca pessoas a apitar jogos que nem arbitros são?
Será possível um árbitro em virtude da dificuldade motora que têm, apitar o jogo de cadeira de rodas e como 1 árbitro?
Será possível a AFA nomear uma pessoa para 1 árbitro que não passou nos testes físicos?
Será que a AFA sabe de tudo o que se passa por esses pavilhões fora?
Ou será que estes Srs. quando se vêm com o poder do apito, fazem tudo o que lhes apetece?
É necessário que a AFA tome providências sobre este assunto, mas também é necessário que os clubes se unam e lutem pela verdade e transparência desportiva.

Vamos contribuir para um desporto saudável no distrito de Aveiro, com debates colóquios e quem sabe uma reunião de clubes, para alertar a AFA de todos estes problemas e para que também percebam que todos os clubes querem o melhor para a AFA e consequentemente para todos

Um Abraço

Anónimo disse...

CRECUS x ACR Vale de Cambra (6-3) (CD Juniores, Apuramento Campeão)
João Paulo Pereira\Antonio Coutinho\Alberto Novais


Esta informação não está correcta... o sr. António Coutinho não esteve presente no jogo e o cornometrista foi o pai de um dos arbitros... que por sinal estava na bancada a realizar trabalho de observação.

Arbitro futsal disse...

Boas!
Sou árbitro e é com enorme tristeza que leio estes comentarios aqui registados... Espanto-me com a tamanha hipocrisia de alguns comentarios que aqui são postados por colegas meus a derrubar ainda mais a imagem da arbitragem em Aveiro. Uns porque se encontra la os seus nomes e se tentam defender vestindo a pele de outro tipo de interveniente, outros que talvez por algum tipo de frustracoes, ou por mero orgulho em assistir a este conjunto de situaçoes se divertem a incendiar e difamar, dando mais força a este tipo de comentarios...

Caros colegas (arbitros)

Seria bom que olhassem para os seus proprios umbigos, e pensassem que somos todos um so!!!
Somos uma familia tão pequena, tão sujeita a este tipo de ataques (com ou sem fundamento) não podemos tornar-nos naquilo que tantas vezes ouvimos em formaçoes da AFA... "o pior inimigo do arbitro, são os outros arbitros"
Sei que esta frase se encontra algures nas vossas mentes portanto meditem sobre isso!

Quanto aos demais leitores peço desculpa pela minha intromissão, mas depois de ler certos comentarios tive sincera percepção das suas origens e não me contive...

Quanto ao teor do assunto aqui desenvolvido, por uma questao de respeito a mim mesmo e á classe que represento com enorme orgulho, não poderei abordar, sendo que tenho naturalmente opinião formada, mas tal como outros deveriam fazer, vou guarda-la bem no meu consciente... Bem hajam e boa sorte para todas equipas...

Anónimo disse...

estou na lista de jogos pois alguem decidiu escrever no seu blog que o trabalho do arbitro foi mau !fui eu quem esteve nesse jogo :dinamo sanjoanense x barro. meus erros directos no jogo foram apos marcar livre 10 m estar inicialmente a dirigir-me para sitio errado! foi nao querer expulsar um delegado!depois havera um ou outro lance onde poderei nao me ter apercebido de errar !se isto sao motivos para ma arbitragem, entao aceito! Somos seres humanos, erramos, e nao será certamente para beneficiar A ou B! voces treinam 2 ou 3 vezes por semana. nós treinamos nos jogos!alem de que nós nao emitimos opiniao sobre o vosso trabalho!a paciencia tem limites e para felicidade de alguns a minha vontade de arbitrar começa a desaparecer!

Anónimo disse...

Acreditem que Aveiro tem grandes árbitros. Temos árbitros no distrital que merecem o nacional, o mesmo deve suceder com árbitros de outras associações. Convém é separar o trigo do joio, os bons e os maus. Vi num comentário o jogo ISPAB - Branca Activa, já ouvi comentários sobre esse jogo e uma pessoa idónea disse-me que existe razão, que um dos árbitros estragou um jogo simples. Expuslou dois jogadores, dirigentes, treinadores, massagistas, como é possível num jogo com duas equipas sem objectivos no campeonato. O árbitro pelos vistos foi a figura do jogo pela negativa. Não sei se é verdade ou não, mas ouvi falar em processos judiciais contra esse árbitro, tem que ser assim. A justiça da nossa associação não está atenta a estas faltas de respeito de alguns que só porque vestem um equipamento se julgam os melhores. A Associação devia dar melhores condições e sem dúvidas conseguiria filtrar e separar os bons e os maus.

JF disse...

Arbitro futsal mas afinal de contas que brincadeira vem a ser esta?!Estamos a lançar a teoria da conspiraçao sobre a arbitragem, para a unir como deve estar ou para desunir ? Nao pretendemos levar os arbitros a desistirem. Sao todos bem vindos. Eu continuo a acreditar no evoluir da arbitragem, dos atletas e dos nossos treinadores. Futsal chegará ao Mundo dos agentes empresariais e prepara-se um grande investimento que estará em marcha para breve!Um bem haja. Sempre atento: JF

Anónimo disse...

Temos de perceber, como ja foi dito, que há bons e maus arbitros! É verdade que alguns deveriam estar nos nacionais... mas também é verdade que alguns nem deveriam apitar! Somos todos humanos e podemos errar a qualquer momento, no entanto, o que se quer é que as pessoas sejam responsaveis e que se orgulhem daquilo que fazem! Este é, na minha opinião, o principio para se ser um bom profissional.

Vamos esperar que as coisas melhorem e que não fiquem remorços...

Nuno Fonseca

José António disse...

Se a Associação quer dar formação aos árbitros, aproveite os torneios de Verão que são realizados pelos clubes para os por a aprender.
Façam duplas com um árbitro consagrado e um aprendiz.
Os jogos dos torneios são mais dificeis de arbitrar do que os dos campeonatos e dar-lhes-à uma excelente prática.
Nao pode é a Associação exigir que os clubes paguem essas nomeações.
Os torneios são realizados para angariar fundos para manter em actividade a prática do futsal nos clubes e todos os apoios são bem vindos.
Era juntar dois proveitos: para os árbitros era uma oportunidade de aprenderem a conviver com a pressão e ganhar rotinas de jogo e para os clubes era o poder amealhar mais umas massas.
Já realizei torneios em que no final paguei mais de 2500 euros a árbitros.

Anónimo disse...

Sinceramente ando nisto a já alguns anos, para não dizer do inicio do futsal na A.F.Aveiro nunca vi nada assim. Sei que é difícil para os responsáveis pelo futsal na AFA poderem apagar tantos fogos mas realmente é uma vergonha e para cúmulo ainda andam alguns árbitros do nacional que quando vêm apitar jogos do distrital até se esquecem do que estão a fazer, VERGONHOSO. Agora também culpo os clubes pois tanto quanto sei, vai havendo reuniões do G.Técnico e os responsáveis pelos clubes são poucos os que lá aparecem, com muita pena minha, criticar é fácil, dar ideias construtivas já é mais difícil.

Não sou anonimo... disse...

Ao que sei alguns desses nomes de árbitros nas listas dos jogos está mal... e tal como o meu colega falou em cima há demasiados árbitros a pensar em desistir porque não estão para aturar dirigentes que por vezes nem em jogos de Infantis se sabem portar...

Quem já não apanhou dirigentes alcoolicamente todos fodidos? Arrogantes também não se pode chamar aos senhores, pois, a maioria deles nem mereciam ter nascido pela educação que apresentam à frente de miúdos... Quem nunca viu delegados a insultar os jovens da sua equipa?

Todos falam dos árbitros e que estes são maus ( por alguma coisa estão na distrital), mas ninguém fala que os dirigentes e jogadores que também andam na distrital são igualmente maus... aliás muito piores!

Que culpa tenho eu de em apenas um jogo expulsar 3 ou 4 dirigentes ou jogadores que me ameaçam ou insultam ? se faço como eles sou reles, se os expulso sou uma merda...

Já se vê pelos jogos de escolas e infantis que nem para esses jogos, vocês directores e jogadores servem porque até nesses há confusão!!

Quanto ao fazer os torneios de verão de graça só posso dizer a esse senhor que deve estar a brincar... de graça andam os cães e passam fome, para isso vou trabalhar que o meu patrão bem precisa! Então eu vou despender o meu tempo e alguma ( mesmo que seja pouca) sabedoria para vocês nos torneios ganharem dinheiro?? Pensava que os árbitros também comiam e que apesar de pouco toda a ajuda é bem vinda, até para as despesas com a própria arbitragem , que ara quem não sabe são algumas e não dedutíveis!!
Peçam os árbitros à associação e vêm quanto pagam... ou apitem-nos vocês...

Falam, falam mas a maioria não pode viver sem os árbitros senão não têm ninguém para insultar quando a "Maria" lhes dá no focinho em casa...

HP disse...

Sr Arbitro das 20:15, embora concorde com alguns dos pontos que falou, deixe-me dizer que fica lhe mal dizer que "de graça andam os cães e passam fome" e que os torneios são "para vocês nos torneios ganharem dinheiro??".
Eu ando há pouco tempo no futsal (é a minha 2ª época), ando de graça e não sou nenhum cão nem passo fome. E acredite que se para melhorar naquilo que faço tivesse de o fazer de graça, fá-lo-ia sem qualquer problema. E tenho a certeza que também há árbitros que o fariam. Mas isso já vai de cada um.
Já pensou que também pode haver dirigentes que pensem desistir porque não estão para aturar árbitros? Dou-lhe um exemplo, num jogo contra o Gafanha, um jogador que estava no banco ao meu lado, levou cartão amarelo, por ordem do cronometrista (que nem sequer o conseguia ver). Ao intervalo dirigi-me educadamente ao árbitro e perguntei lhe porque tinha mostrado o cartão. Respondeu-me "faça o seu trabalho e desapareça daqui se não quer problemas."
Conforme há bons e maus árbitros, também há bons e maus dirigentes, nem nós dirigentes devemos generalizar, nem vocês árbitros o devem fazer.

Anónimo disse...

Realmente...o argumento do dinheiro e do "passar fome" é muito bonito. ainda para mais quando qualquer arbitro de meia tijela recebe pelo menos 12euros por cada jogo, quer façam boas ou pessimas arbitragens, e um treinador nao recebe nada ou ainda tem q pagar do seu bolso por cada jogo da sua equipa, quer faça boas ou mas substituiçoes, quer faça bem ou mal o seu papel...

Anónimo disse...

Pessoal tenham calma com o vocabulario... Façam criticas construtivas apenas no sentido de catapultar a modalidade pra maiores exitos, expansao e acima de tudo interesse publico! Os arbitros precisam dos clubes, o inverso tambem se aplica, a AFA precisa de todos... Se realmente amam a modalidade lutem por ela e tentem honra-la! Acabem com essas perseguicoes todas caso contrario irão matar a modalidade... Arbitro atento

José António disse...

Para o anónimo das 20h15m só lhe tenho a dizer que está no seu direito de não querer arbitrar jogos de borla, se é esse o dinheiro que faz com que não passe fome.
Posso-lhe dizer que tenho quase 20 anos de futsal e tirando os ultimos cinco, sempre estive no futsal por pura carolice e a expensas próprias.
Mesmo nos ultimos anos algum do pouco dinheiro que me foi pago, foi reinvestido no clube por minha iniciativa.
Lembre-se só que para você e outros andarem a ganhar dinheiro (pouco) no futsal, alguém tem que o pagar e esse alguém são os clubes.
Os torneios de verão são efectuados para arranjar dinheiro para suportar a época seguinte ( inscrições, policiamento, arbitragem, deslocações) e são muito poucos os clubes que têm dinheiro para pagar a jogadores e treinadores, pelo que a maioria destes ainda tem de pagar para andar na modalidade.
Uma época só de seniores no distrital custa cerca de 15000 euros só em inscrições, policiamento e taxas de jogo) agora junte-lhe deslocações, aluguer de pavilhões (alguns)e despesas com a formação e necessitará por época de perto de 30000 euros.
Já se perguntou de onde vem o dinheiro para tudo isto?
Os árbitros são dos poucos priveligiados que ganham dinheiro na modalidade e só por isso deveriam ter uma postura de consideração e de respeito por quem lhes proporciona esse ganho.
Não quero dizer com isto que tenham de ser subservientes para com estes, mas devem preparar-se bem para chegar ao fim de semana e apresentarem-se dignamente em campo e para isso devem comparecer à formação, praticar e fazer reciclagem.
Como sempre tenho dito, existem bons árbitros em AFA, como existem bons dirigentes, jogadores e treinadores.
Mas o reverso também acontece. Existem árbitros que andam no futsal à alguns anos e não saiem da mediocridade, porque não têm gosto no que fazem, só la andam pelo dinheiro e estão a marimbar-se para o resto desde que ao fim de samana lhes dêem 4 ou 5 jogos para ganhar umas massas, ainda que andem a meter nojo pelos pavilhões.
Para mim esses é que têm de ser erradicados da modalidade. Os novos à que ter tempo e paciência para ver como evoluem. Uns vão progredir e outros vão ficar pelo caminho.
O problema é bem mais profundo e começa no topo da pirâmide...

Mr. Zeca disse...

Já é tempo da AFA fazer uma limpeza aos homens do apito.
No geral as arbitragens são muito fracas e cada vez aparecem mais apitos arrogantes, vaidosos e com a ideia que já sabem tudo. Sabemos que quase qualquer um pode apitar, o talento não interessa e até ajuda a AFA a encher os cofres, pois os dirigentes e jogadores perdem a cabeça com tanto abuso, gozo e falta de competência.
Temos 3 a 4 duplas que são dignas o resto é só para ganhar dinheiro... apito da vergonha da AFA. Culpem os jogadores e os adeptos se não sabem mais, mandem identificar as pessoas para lhes meterem medo e pedir a atenção da GNR... VERGONHA !

Anónimo disse...

Existem bons árbitros. No distrital temos bons árbitros que erram pois erra é humano, só que quando erra premeditadamente isso passa os limites. Está aqui um comentário sobre um jogo da II Divisão, entre duas equipas sem objectivos, o árbitro agiu com segundas intenções. Alguém viu um árbitro num tempo morto sempre de volta de uma das equipas, a pressioná-las?, um árbitro expulsar um dirigente por festejar um golo de uma forma correcta? Haja decoro e vergonha e nem devia ser preciso a AFA correr com este tipo de pessoas que só desprestigiam a arbitragem. Os bons sofre por causa dos oportunistas. A solução é melhorar os apoios que são dados e selecionar, pois caso contrário vão continuar por aí as parasitas.

Anónimo disse...

Anónimo das 20:15 não sei quem és nem quero saber mas depois de ler o que li bom seria ires AFA e dizer que queres abandonar o arbitragem.. Já que dizes que o teu patrão tanto precisa sempre será melhor do que andares a roubar os clubes porque só deves andar nisto para não passar fome....e caso não saibas é graças aos clubes que levas o que levas para casa....tb não me vou alongar porque não sei para que tipo de pessoa estou a escrever pois mais uma vez os cobardes se escondem no anonimato.....
Agora quanto a questão tinha tanto para se falar mas.........
1º Será que AFA e C. Arbitragem querem fazer alguma coisa para mudar?
2º Será que o problema é só dos árbitros? para mim não o assunto é bem mais grave apesar de dizer sem problema que neste momentos só existe 5 ou 6 duplas boas.
3º Os dirigentes não tem culpa? aqueles que querem ganhar a qualquer custo sem ser dentro de campo ( ou vamos ser todos santos e dizer que isso não existe no nosso distrito)
4º um curso de treinador de nível 1 custa 400€ ( ainda existe treinadores a ganhar 0€)
Tem que planear treinos, tem treinos 2 vezes por semana tem que ter resultados ......
5º quanto fica um curso de arbitro quantas vezes treinam eles quanto ganham por jogo mesmo declarando e de onde vem o dinheiro para lhes pagar, algum dos clubes....( quantos árbitros aparecem nas formações que existe na AFA como não é obrigatório e não se recebe o que vou la fazer)Talvez fazer parar os campeonatos durante uma época não seria mau....
Será que os clubes tem coragem para isso? Não me parece alguns os padrinhos iam ficar chateados..
e os árbitros será que vão mesmo desistir como esta por ai escrito não parece .....e os dirigentes que andam por ai a pedir favores será que se vão aguentar a ver as suas equipas a tentar ganhar so com o seu esforço e trabalho da semana... não me parece...
talvez a verdade desportiva ja não volte a ser o que era e o futsal fique podre como anda o fut11 :(...
Para finalizar todos devem começar a pensar AFA,C.A.,Árbitros, os maus directores e treinadores.
abraços franklin...

apitojusto disse...

Colega "nao sou anonimo(a)", palavreado desse tipo nao respeita a classe de arbitros e insendeia mais tudo isto. Deixe-se o rancor de lado, figura de jogo na quadra campo devem ser os atletas.

Sigamos este raciocinio:

Atletas:Não criticamos atletas quando falham golos, nem Guarda-Redes quando dá um frango; Lembre-mo-nos que não há super atletas e em escalões jovens pensamos que estão a evoluir.
Se tentarem ser arbitros e atletas ao mesmo tempo na quadra, então não podem usar os 100% de capacidade para ser atletas apenas, não podendo render em campo.

Treinadores:Dizia um conceituado treinador de futsal que o atleta modelo entre critérios de superação e motivação, não deve arranjar álibis. O treinador modelo também não deve usar ostensivamente disso mesmo, pois se não é bom ter atletas que usem de álibis, se o treinador os usar então não é o formador de atleta modelo.
Não Omitimos opinião acerca de substituições mal feitas, critérios de preferência nítida por atletas, acabando por desmotivar os outros;
Jovens em escolinhas e infantis a ouvirem treinadores dizerem verdadeiros palavrões - Será isso formar os miúdos como Homens ?!
Encontro treinadores que mostram não estar a formar jovens como homens, e como os miúdos assimilam tudo, ou seja, o líder é o seu exemplo, se o treinador andar no banco a falar de arbitragem (na vez de se concentrar no adversario observando as debilidades ou optar por visionar a sua equipa), os atletas acabam por transportar essa inquietação para o jogo, levando-os a ser advertidos!

Delegados:Leiam regulamento disciplina exequivel aos delegados e verão que não cumprem correctamente funções designadas ao delegado ao jogo.
Delegados a bafejar a álcool, já encontrei tantos; Não sou apologista da lei seca mas alguns notava-se estarem alcoolizados, e álcool não combina com desporto;

Clubes:Máximo respeito por todas as instituições. Elas não estão personificadas, são contudo representadas por seres humanos que as devem dignificar onde quer que sejam representadas!

Arbitros:Cabe ao arbitro controlar o jogo adequadamente permitindo aos atletas e treinadores poderem manter-se concentrados no seu trabalho!
Treinar é exigível, e ai inclui-se ver jogos ao vivo\tv\vídeo, ler as regras e não as interpretar à letra mas sim imaginar e confrontar em vídeo os lances que originam dada situação; Fazer preparação física pois é importante executar cruzamentos com o colega de forma a estar o mais enquadrado possível evitando arbitrar sob dedução, e aí na cadência do jogo é necessário essa preparação para evitar o posterior cansaço psicológico;
Estamos apenas a treinar nos jogos, mas se arbitramos em determinados torneiozinhos de camaradagem abdicando de implementar as regras por estarmos a desvalorizar o torneio então estamos a destreinar. Ja me ofereci para arbitrar torneio "um golo por mariana", ja me ofereci para arbitrar torneio de belazaima, e estarei disponível para arbitrar outros torneios pois concordo com sr. Jose Antonio, pois sei que isso ajuda a evoluir independentemente de não se receber dinheiro!
Aos nos voluntarizarmos, treinamos e naturalmente petiscamos e convivemos, estando aí pago o nosso trabalho pela inserção e convivio entre intervenientes, e estaremos a ajudar um clube a angariar dinheiro quanto mais não seja para aplicar no desporto jovem que faz um favor à sociedade levando o jovem para o bom caminho, caminho que pretendo um dia, se Deus quiser, para os meus! Razões mais que logicas para me apresentar sempre disponivel!

apitojusto disse...

continuação ...

Minha opinião:

Pirâmide Hieraquica de responsabilidades e criticas: No topo os arbitros. Depois treinadores. No final os atletas. De fora da pirâmide os delegados. > Uns usam o nome dos outros para se escaparem as suas responsabilidades.
Sou apologista de responsabilidades individuais. Todos estes intervenientes devem visar preparar-se o melhor possivel para evoluir, tranquilizando o futsal ...
Não olhemos para os erros dos outros, olhemos para nós primeiro, reconhecendo em cada um de nós limitações, não sendo tão bons para ter legitimidade para andarmos a criticar-nos uns aos outros alimentando climas de guerra!
Vamos todos contribuir para um clima mais agradavel no desporto.

Felicito especialmente o Treinador Max por palavras que fazem dele um ser humano altruista e capaz para liderar e alcançar exito, pois são palavras que li dele, sábias e dignas de um líder! Felicidades na sua carreira de treinador !

Reflexão: nem eu, nem ninguém tem toda a razão, está-se a opinar!A RAZÃO ENCONTRA-SE FAZENDO A MEDIA DE TODOS OS COMENTÁRIOS AQUI ESCRITOS.

"RAZÃO É A COISA MAIS BEM DISTRIBUÍDA DO MUNDO. TODA A GENTE PENSA QUE A TEM DE SOBRA"

Anónimo disse...

Bem dito franklin!

NF

Anónimo disse...

http://futebolviseu.blogspot.com/2007/11/corrupco-no-futebol-distrital.html

Um exemplo num distrito ao lado...

Anónimo disse...

Quem não se lembra disto?

http://www.freeforum101.com/afaveiro/

Vamos voltar a reactivar...

Anónimo disse...

Este árbitro deve andar é com os copos. Àrbitros a cheirar a vinho também são muitos. Árbitros arrogantes, que em casa nem no cão mandam e aproveitam para no jogo se extravazar são muitos, árbitros com má formação que nem sabem escrever são muitos, árbitros que nem contar as faltas sabem são muitos, árbitros que se tivessem que fazer um teste de aptidão reprovavam são muitos. Alguém tem dúvidas.
Esse senhor que é o supra sumo da burrice, que se lembre de uma coisa muito simples, existem treinadores maus é um facto, existem jogadores maus é um factom, existem dirigentes maus é um facto, mas a maior parte anda nisto de borla. Os dirigentes na maior parte pagam para haver equipas, a maior parte dos treinadores ganha 0€ e vem este pseudo árbitro com moralidades. Gostava de ver um dos relatórios deste senhor, deve ser um daqueles quem nem escrever sabe.
O mal está na formação dos árbitros.

Anónimo disse...

Senhor Alexandre Santos faça-me um favor não desrespeite mais a arbitragem. eu assisti a um jogo onde voçe era o arbitro e dou comigo a ver um futcomico, nova modalidade na vertente de futsal. quando são vosses os arbitros está garantida a gargalhada na bancada e dou só um exemplo. numa jogada o segundo arbitro para o jogo, atravessa o campo e vai converçar com o seu colega alegando que havia uma falta que ele não assinalou, é de rir echorar pormais. aconcelho a andarem atentos a onde estes senhores vão apitar quem se quizer rir a ver um jogo de futsal ACONCELHO.

joão seabra disse...

boa tarde,antes de mais quero felicitar quem teve a ideia de criar este blog sobre futsal do nosso distrito...depois em relação ao tema proposto,vou deixar aqui a minha opinião,que vale o que vale...quando estou a escrever este comentário verifico que já existem 40 comentários,e em nenhum,ou quase nenhum,abordam as 4 questões colocadas.....a 1ª diz respeito a se a arbitragem está cada vez mais nivelada por baixo,na minha opinião axo que não há grandes diferenças em relação a um passado não muito distante,ou seja existem algumas boas duplas de arbitragem,como também existem algumas não muito boas....quanto á 2ª questão,se os clubes se devem unir e responsabilizar a afa,penso que de uma certa forma sim,pois é a afa que forma os árbitros através dos seus cursos,é quem os nomeia para os jogos,agora também temos de ver se a afa tem todos os meios possiveis e disponiveis,para depois avaliar no terreno os mesmos árbitros que forma e nomeia...quanto á 3ª questão em como devem os clubes agir quando ocorrem situações em que se sintam lesados,aqui uma questão que não é de resposta fácil,pois haveria forma de os clubes,gravarem os jogos em que são intervenientes e assim em caso de se sentirem lesados,agirem diante da afa para se repor justiça,mas como agiria a afa?se desse razão ao clube que tinha sido lesado,atribui-lha a vitória no jogo(se fosse caso disso)?mandaria repetir o jogo?e que aconteceria se todos os clubes sempre que se sentissem lesados,apresentassem as suas gravações junto da afa?portanto axo que é uma questão dificil,e axo que sem solução...quanto á 4ª questão,que devem fazer os clubes junto dos jovens,quanto o mesmo ocorre em jogos da formação,na minha opinião e penso que deve ser geral,deve-se incutir nos jovens o respeito pelas leis de jogo e por quem tem a missão de as fazer cumprir,mas aqui deixo uma questão,como fazer,se já nas camadas de formação,existem jogos em que se tenta prejudicar determinada equipa(não estou a individualizar seja um clube em concreto,ou uma dupla em concreto),....para finalizar quero dizer também que,as más arbitragens sempre existiram,existem,e de certeza que vão continuar a existir,por muito que se tente,ou fale,tudo continuará a ser igual...digo também que sendo treinador,contesto lances em jogos,algumas vezes com razão outras sem razão,como também afirmo que todo e qualquer treinador que diga que não contesta lances em alguns jogos está a mentir,como também digo que ninguém deixa de ser bom ou mau treinador por causa de contestar alguns lances em determinados jogos,temos exemplos de grandes treinadores do passado e do presente que contestam,são expulsos,e não é por isso que deixam de fazer o seu trabalho...

Anónimo disse...

Hoje ouvi na rádio águia azul da Feira que o no jogo do Ispab a semana passada, um dos árbitros foi uma vergonha. Num jogo sem interesse, o que se passou. Eles prometem levar o árbitro a Tribula e se a advogada achar, a própria associação. É preciso gente com eles no sitio para limpar este antro. Alguns devem ser banidos como este segundo árbitro, ouvi o nome, mas não me lembro, alguém pode escrever o nome para todos saberem quem é o árbitro que estão a queixar-se, o blog devia de fazer um posto só para colocar o nome dos fracos e assim a AFA limpava logo.

Anónimo disse...

Fernando Almeida, vai estar este domingo no Luso, é o prémio da AFA pela miséria que fez em Paços de Brandão.

Anónimo disse...

Sr. anónimo das 18:04,
Não passa de um profeta da desgraça, um negativista da sociedade, um electrão que anda com o ego em baixo pelas frustrações da vida que vai dar folclore para a bancada, usando os árbitros para elevar o ego!Que nem sabe quantos lados tem uma bola!Passa o jogo a olhar-me, quando ha tanta mulher bonita na bancada ou quando devia estar atento ao futsal jogado!
Se fosse um Homem identificava-se ou falava comigo cara a cara, longe de tudo e todos ...
O comboio do seu baixo carácter descarrila nos carris da minha indiferença!

vitor coelho disse...

o descalabro da arbitragem, já toda agente conheçe, agora a vergonha que se paça na AFA mais propriamente no conselho disciplinar é gritante.
passo a explicar:
no ano passado o Travassô reclamou duas irregularidades no jogo com o Mealhada, das quais qualquer uma delas daria derrota à equipa do Mealhada, um jogador foi expulso com vermelho directo no jogo anterior e jogou contra o Travassô e o trinador era também jogador.
pagamos a reclamação e qual não é o nosso espanto quando a resosta é de que as irregularidades aconteram mas o protesto foi feito em tempo inoportuno,
na semana passada mais um caso para a ribalta das atrocidades do concelho disciplinar, o atleta paulo russo com o nº 10 do S. J. de Vêr foi expulso na semana anterior com vermelho directo por palavras injuriosas ao árbitro (está escrito no relatório do árbitro entreguie ne AFA), qual não é o nosso espanto quando esse atleta faz o jogo seguinte (contra o Travassô)e por sinal até marca 3 golos.
segundo a lei e não fomos nós que a fizemos, um jogador expulso com vermelho directo tem que cumprir 1 jogo de castigo pelo menos ou mais se o conselho de disciplina assim o entender.
se calhar tratar mal os árbitros vale a pena pois somos expulsos mas no jogo seguinte já podemos jogar, ou se calhar isso só acontece a alguns clubes a que dá jeito.
estou no futsal à quase 15 anos e ando nisto por gosto, não pactuo com corrupção e a continuar assim acho que não vale a pena andar nesta guerra em que a lei do mais forte impera.

vitor coelho

Anónimo disse...

estais a esquecervos do futsal feminino,numa atuaçao duma dupla caseira incapaz: http://veirosfutsalfeminino.blogspot.com/2010/03/novasemente-2-ccd-veiros-1.html

Anónimo disse...

Afinal um jogador é expuslo e não apanha castigo. Um dirigente festeja um golo, normalmente, e o árbitro expulsa-o. O castigo foi bem pesado. Este Conselho de Disciplina ou anda equivocado ou começa a precisar de uma limpeza. É caso para dizer "Quid Juris". Será que estes senhores sabem o que estão a fazer, não parece, se soubessem tomavam medidas mais sérias e isentas. A AFA tem que mudar, pois caso contrário sujeita-se a que seja a FPF a obrigar a que mude.

Tiago disse...

o senhor paulo que diz que o dinamo comandava a fedaraçao da-me riso, deu-me tanto riso que ate continuei a ler o seu comentario e o que me deparo? mais uma anedota, e agora vou contar algo que foi real e nao como essa historia dos 3-1, passou-se no crecus, em que os iniciados do dinamo so necessitavam de uma vitoria para ganhar, e quando estavam a ganhar por 0-2, o arbitro inventou um penalti e um golo em que a bola tinha saido a muito tempo, e como se nao bastasse acabou o jogo quando 3 jogadores do dinamo se encontravam isolados para o guarda redes, o que faria o 2-3 o que daria o titulo, se voce tivesse vergonha nao comentava.

Anónimo disse...

comedia a portuguesa, leem se aqui coisas e casos gritantes, eu, como ja estou farto de me lamentar aproveito pa me rir 1 pouco e ver se dou alguma alegria a minha alma qdo penso em futsal, pois cada vez mais andamos a trab 1 semana para 30 mint antes do jogo começar ja nos deparar mos a pensar no que ira acontecer nos proximos 50, mas enfim parece que ja ha quem nao tenha vontade de andar neste desporto. a esses aconselho os a ganharem alguma motivação ou entao calem se e desaparecam para smp.

Anónimo disse...

comedia a portuguesa, leem se aqui coisas e casos gritantes, eu, como ja estou farto de me lamentar aproveito pa me rir 1 pouco e ver se dou alguma alegria a minha alma qdo penso em futsal, pois cada vez mais andamos a trab 1 semana para 30 mint antes do jogo começar ja nos deparar mos a pensar no que ira acontecer nos proximos 50, mas enfim parece que ja ha quem nao tenha vontade de andar neste desporto. a esses aconselho os a ganharem alguma motivação ou entao calem se e desaparecam para smp.