27 abril 2010

Entrevista: José Paulo (Vilamaiorense)

«A ausência de uma Selecção Nacional Feminina é uma situação incompreensível»


Imagem VILAMAIORENSE FUTSAL

Dando início a uma secção nova deste espaço, o Fut5al Aveiro colocou algumas perguntas a José Paulo Almeida, treinador da formação feminina do Vilamaiorense que recentemente alcançou o 'triplete' no futsal distrital, conquistando Campeonato, Taça e Supertaça. O técnico campeão distrital, que também já havia conseguido triunfo semelhante na A.F. Porto, fala abertamente sobre o Campeonato Distrital Feminino, sobre a participação da sua equipa na Taça Nacional e sobre o Futsal Feminino no panorama nacional. Fica abaixo o essencial desta pequena entrevista.


Fut5al Aveiro - De 0 a 20, como classificarias o CD Feminino desta época? Foi qualitativamente melhor do que o do ano passado?

José Paulo Almeida - É difícil quantificar a qualidade de um campeonato ou equipa, não consigo estabelecer essa avaliação. Mesmo estabelecer uma comparação não me parece correcto e a melhor forma de analisar ou avaliar uma competição, porque há um sem número de variáveis que influenciam esta questão. O que posso dizer é que nos últimos anos tem havido um evolução no Campeonato Feminino, isso parece-me notório. Um exemplo, é haverem hoje em dia atletas a passarem do campeonato da A.F. Porto para Aveiro, o que há alguns anos atrás era muito raro para não dizer impensável.
Apesar de ainda estarmos longe do ideal, o facto de surgirem novos projectos com algumas condições permitem que a competitividade dos campeonatos suba, o que na minha opinião é um dos parâmetros fundamentais para avaliar a qualidade de um campeonato. Acho que a melhoria das questões estruturais e físicas (pavilhões, organização das provas, formação dos treinadores, etc) é muito importante para a elevação da qualidade das atletas e consequentemente das equipas.

F5AV - Campeonato, Taça e Supertaça: foi uma época em cheio para a ARD Vilamaiorense. As perspectivas eram mesmo essas?

JPA - Não, as perspectivas não eram essas e o foco essencial foi sempre o campeonato. No entanto, sempre trabalhamos para poder vencer todos os jogos e consequentemente as várias competições em que estávamos inseridos. Com o decorrer da época e com a evolução da equipa, essas aspirações foram-se tornando legítimas e depois passaram a ser também objectivos.

F5AV - E agora o Vila prepara a primeira fase da Taça Nacional. Partem com uma ambição controlada ou com vontade de bater o pé aos favoritos (se é que os há)?

JPA - Sim, penso que há favoritos. Penso que o Campeão Nacional (Rest. Avintenses) parte claramente na pole-position e é favorito. Não só pelo que fez o ano passado, mas pelo que já fez esta época onde na minha opinião está mais forte. A nossa ambição está perfeitamente controlada, tentaremos passar uma boa imagem da nossa equipa e campeonato, mas sem pensarmos em grandes surpresas. Discutirmos o 2.º lugar com o Vilaverdense - que é uma equipa muito forte também - já seria algo interessante. Apesar de não conhecer muito bem, o Unidos da Estação, sem menosprezo de espécie alguma, acho que será a formação mais acessível do nosso grupo.

F5AV - Por falar nos Restauradores, também já foste campeão pela A.F. Porto. Quais as principais diferenças entre as duas Associações no que respeita ao Futsal Feminino?

JPA - As diferenças ainda são algumas, mas têm sido atenuadas. A nível organizativo e estruturação das provas (Campeonato, Taça e Supertaça) acho inclusivé que Aveiro está à frente da A.F. Porto. Aveiro perde, na minha opinião, pelo facto de não ter um campeonato de formação, o que faz com que a formação das atletas não se processe da forma mais correcta e atempadamente, muitas atletas não evoluem e desenvolvem as suas capacidades mais cedo por estarem inseridas num campeonato sénior e como tal têm menos oportunidade de jogarem (factor fundamental para evolução), e assim, com menos e pior "oferta", o campeonato sofre por arrasto. No Porto há mais equipas com formação, onde aparecem imensas atletas com qualidade e muito novas, dá mais base de recrutamento a todos os clubes e assim várias formações conseguem elaborar projectos fiáveis e minimamente competitivos.

F5AV - E, a nível nacional, também concordas que a evolução do Futsal Feminino poderia passar pela criação de um Campeonato Nacional de Seniores, de uma Taça Nacional de Juniores ou até mesmo de uma Selecção Nacional?

JPA - Acho que a ausência de uma Selecção Nacional sénior na modalidade com mais atletas federadas do escalão feminino é uma situação incompreensível. É uma falha grave. Uma das poucas motivações que as melhores atletas têm para manter a prática é o prazer pelo jogo. Se houvesse uma Selecção Nacional, não tenho dúvidas que muitas delas teriam maior ânimo para continuar e manter o nível alto. Um Campeonato Nacional também seria bom, mas aí já considero que é preciso haver outras condições que não sei se serão as melhores no momento. Acho que compete à Federação tentar mobilizar os clubes e criar uma estrutura que possa permitir ao futsal feminino evoluir e não esperar que sejam os clubes a tomar essa iniciativa. Acho que é um papel da Federação enquanto instituição de utilidade pública. Se calhar é por isso que poderá deixar de o ser...

F5AV - O Fut5al Aveiro agradece a disponibilidade e deseja as maiores felicidades ao Vilamaiorense para a Taça Nacional.

JPA - Muito obrigado (vamos fazer por isso) e foi um prazer. Agradeço a oportunidade e quero dar os parabéns ao Fut5al de Aveiro pelo trabalho realizado na promoção do futsal distrital em geral e Feminino em particular. Continuem assim!
_______________________________

DADOS PESSOAIS

Nome: José Paulo Ribeiro de Almeida
Data de Nascimento: 01/08/1980
Profissão: Professor de Ed. Física e Personal Trainer no Holmes Place
Função/Clube: Treinador / Vilamaiorense
Clubes Representados:
Esc. Diogo Macedo, Restauradores Avintenses e Vilamaiorense
Palmarés:
2004/05 CD Feminino A.F. Porto (Restauradores Avintenses)
2005/06 CD Feminino A.F. Porto (Restauradores Avintenses)
2009/10 CD Feminino A.F. Aveiro (Vilamaiorense)
2009/10 Taça Distrital de Aveiro (Vilamaiorense)
2009/10 Supertaça Distrital de Aveiro (Vilamaiorense)

0 comentários: