21 maio 2010

Entrevista: André Xavier (Covão do Lobo)

«A base de todo este sucesso foi a união e a vontade de honrar o clube»


Imagem LOBITOS JUVENIS

Retomando a série de entrevistas que temos levado a cabo, o Fut5al Aveiro esteve à conversa com o atleta André Xavier. O jogador dos Lobitos, campeão distrital de Juvenis e um dos convocados para a Selecção de Aveiro do seu escalão, fala essencialmente do sucesso que o clube do Covão do Lobo viveu esta época e expressa algumas das expectativas da sua equipa para o que resta da Taça Nacional.


Fut5al Aveiro - Títulos distritais em Iniciados e em Juvenis e subida à 2.ª Divisão Nacional nos Seniores. Seria difícil pedir uma época tão boa para o C.C.D.R. Covão do Lobo. Qual foi, na tua opinião, a base deste ano de sucesso do futsal do clube?

AX - Foi, sem dúvida, uma época de sonho para o futsal do Covão do Lobo. Além de todos estes sucessos, há que acrescentar a boa prestação realizada pelos Seniores na Taça de Portugal, que só caíram diante do Alpendorada. Pessoalmente, penso que o que possa ter estado na base de todo este ano de sucesso tenha sido a união, a vontade de vencer e a vontade de honrar o clube mostrada por todos os elementos, começando no grande trabalho dos dirigentes, até ao mérito e vontade mostrada em campo pelos treinadores e atletas. Só com este querer e dedicação colectiva isso era possível e foi o que aconteceu. Também não podemos esquecer o bom ambiente vivido dentro do clube e o sempre importante apoio dos seguidores.

F5AV - Os Juvenis desde cedo se apresentaram como fortes candidatos a ganhar o campeonato distrital. Foi com essas perspectivas que encararam a época?

AX - Sim, sem dúvida. No ano anterior já tivemos a oportunidade de sermos campeões e nas últimas jornadas deixámos fugir o campeonato. Foi triste, mas não podíamos viver de lamentações. Ultrapassámos rapidamente essa tristeza pensando logo no próximo campeonato. Sabíamos da nossa qualidade e com a ajuda do nosso grande treinador, desde sempre nos achámos capazes de atingir esse objectivo. A época começou-nos bem, com uma pré-época invencível, até a jogar contra equipas do escalão acima, e isso veio dar-nos mais confiança. Depois, os resultados foram aparecendo com normalidade. Muito mérito para o nosso treinador, o Prof. Eduardo, que tem feito um trabalho notável com a nossa equipa, tem-nos ajudado a evoluir imenso.

F5AV - Apesar de terem tido uma campanha praticamente irrepreensível, só asseguraram o título na última jornada. Mérito para os adversários. Para ti, que adversários merecem mais destaque?

AX - Tivemos alguns descuidos ao longo do campeonato, mas há que dar o mérito aos adversários, que sempre se bateram fortemente contra nós, principalmente nesta fase final. As equipas que, para mim, estiveram mais em destaque ao longo deste campeonato foram o Barrô (que lutou connosco pelo primeiro lugar até à última jornada), o Beira-Mar e o Futsal Azeméis. Depois houve o Gafanha que, apesar da classificação, dificultou bastante a vida aos principais candidatos ao título e curiosamente foi a equipa com melhor série de resultados contra nós, tendo sempre jogos bastante disputados com os Lobitos.

F5AV - E agora, a Taça Nacional. A vitória no reduto do Ribafria chegou num momento muito importante. Finda a primeira volta, quais são as expectativas da equipa para os jogos que faltam?

AX - A vitória contra o Ribafria foi um passo muito importante para nós e para as nossas expectativas. Tínhamos a equipa desfalcada, mas mostrámos que não somos só uma equipa de cinco elementos, mas sim uma equipa consistente. Mesmo sem dois habituais titulares, carimbámos uma exibição de grande qualidade e um excelente resultado. Com tudo isto as nossas expectativas estão de novo em alta. Acreditamos que é possível passar, até porque só dependemos de nós próprios e vamos trabalhar bastante para isso. Vão ser três finais, finais estas que nos podem levar a um feito histórico.

F5AV - Como prémio pela época consistente, a equipa base dos Lobitos foi a "espinha dorsal" da Selecção Distrital de Aveiro no Torneio Inter-Associações de Sub'17. Como foi essa experiência para ti e para os teus colegas?

AX - Foi uma experiência muito gratificante. Acho que ser chamado à Selecção Distrital era um objectivo de qualquer atleta do campeonato, pelo que termos sido escolhidos foi muito bom. O grupo de trabalho era excelente, desde os treinadores aos colegas de equipa, criámos um ambiente muito bom e foi uma oportunidade para conhecermos melhor os nossos adversários e olhar para eles doutra forma. Foi uma oportunidade de aprendermos mais, evoluir o nosso nível de futsal e de dar visibilidade à boa qualidade de futsal que temos em Aveiro. Acho que fizemos um bom torneio; foi pena não o termos vencido, mas de certo que não foi por falta de qualidade. Para mim foi a oportunidade de viver um sonho. Espero continuar a evoluir para um dia lá voltar.

F5AV - O Fut5al Aveiro agradece a tua disponibilidade e deseja as maiores felicidades ao Covão de Lobo, para que continue a representar muito bem Aveiro nesta Taça Nacional.

AX - Obrigado, e aproveito para agradecer o contacto para esta pequena entrevista. Agradeço também ao Fut5al Aveiro por ter sempre a informação actualizada do que se passa no nosso futsal de formação.

_______________________________

DADOS PESSOAIS

Nome: André Xavier Pinho Cruz
Data de Nascimento: 09/04/1993
Profissão: Estudante (11.º ano)
Função / Clube (Escalão): Atleta / Covão do Lobo (Juvenis)
Clubes Representados: Covão do Lobo
Palmarés:
2008/09 Vice-Campeão Distrital Juvenis (Covão do Lobo)
2009/10 Campeão Distrital Juvenis (Covão do Lobo)

1 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.