17 agosto 2010
Alterações às Leis do Jogo (2)
Imagem ARQUIVO
De acordo com o que vem no site da FIFA e foi difundido através do conhecido blog do Bruno Santos, as alterações às Leis do Jogo de Futsal ditam o fim da estratégia de 5x4 com o GR subido, que muitas vezes era utilizada quase única e exclusivamente para fazer posse de bola e fazer escoar o tempo de jogo.
Na prática, o GR para poder jogar avançado na quadra e poder trocar livremente a bola com os seus companheiros, terá que o fazer estando para lá da linha divisória, na sua meia-quadra ofensiva. Se estiver atrás do meio-campo, der a bola a um colega e permanecer atrás do meio-campo, o GR só pode voltar a tocar-lhe se esta entretanto tocar num adversário; para poder tocar novamente na bola sem que esta seja jogada por um adversário, o GR terá que passar para a sua meia-quadra ofensiva.
Transcreve-se de seguida o texto em castelhano que está no site da FIFA e que serve de esclarecimento:
"Las Reglas del Juego de Futsal se han revisado recientemente. Como consecuencia, se han introducido modificaciones importantes en la forma en la que este deporte se jugará a partir de ahora.
Los tres cambios básicos afectan a la Regla 7: la duración del partido; a la Regla 12: faltas e incorrecciones; y a la Regla 16: el saque de meta.
La primera de dichas modificaciones, la que afecta a la Regla 7, estipula que el periodo de juego terminará sólo cuando un disparo a puerta haya llegado a su destino, tras la finalización de un lanzamiento penal o de la repetición de un lanzamiento penal, o de un tiro libre directo. El silbato del árbitro se encargará de determinarlo, como en el caso del fútbol playa.
Los cambios de las Reglas 12 y 16 afectan a los guardametas. A partir de ahora se concederá un tiro libre indirecto si, después de haber puesto en juego el balón, el portero vuelve a tocarlo en su propia mitad de la superficie de juego tras el pase voluntario de un compañero, sin que el balón haya sido jugado o tocado por un adversario. El tiro libre indirecto se lanzará desde el lugar donde se haya cometido la infracción.
Anteriormente, un guardameta podía jugar en posición “volante” y tocar de nuevo el balón si éste había cruzado la línea de medio campo. Esto ya no es posible. Los guardametas sólo podrán jugar el balón en su propia mitad, durante menos de cuatro segundos, y sólo podrán tocarlo de nuevo si antes lo ha tocado un rival.
Esta medida resultará decisiva para evitar tácticas defensivas, en las que el “quinto” jugador, es decir, el guardameta, se dedique a tocar constantemente el balón en su propia mitad del campo. Ahora, si un equipo desea jugar con un meta volante para no perder un partido, el portero tendrá que cruzar al otro lado de la línea de medio campo."
Mais informações:
FIFA
Comunicado da FIFA
Posto isto, urge uma reunião na A.F. Aveiro entre treinadores, árbitros, dirigentes e os demais agentes desportivos da modalidade, no sentido de clarificar todas estas alterações que terão aplicação já em 2010/2011. E convinha que essa reunião fosse antes do início da temporada...
Marcadores:
Arbitragem,
Divulgações,
Leis do Jogo
2 comentários:
Percebo muito disto! loool
Ai está uma regra adaptada do hockey, muito provavelmente bem idealizada que vai novamente dar o espéctaculo que o futsal nos habitou!
Parabéns por esta alteração, o futsal estava a ficar uma seca...
Compreendo os dois lados (o dos que estão "a favor" e o dos que estão "contra"), mas concordo com esta decisão.
É a única forma de evitar que haja equipa que abusem desta lacuna nas regras para fazerem quase um anti-jogo que deixa de ser o futsal que conhecemos. Tal como disseram o André Lima depois de um jogo com o Belenenses e o Pedro Costa numa entrevista de há uns tempos, "este não é o tipo de futsal que conhecemos e pelo qual nos apaixonámos"...
Houve um exemplo muito polémico num jogo da UEFA Futsal Cup do ano passado, penso que entre o Marlène e o Iberia Tbilisi, que foi uma vergonha, com o GR subido a queimar tempo e tempo, sem qualquer interesse em atacar sequer.
As equipas têm que arranjar forma de contrariar este tipo de jogo? Claro que sim. Mas se quem defende não arrisca para não se destapar atrás e a outra não quer saber de atacar e faz quase "jogo passivo", o jogo 'estraga-se'...
Como disse nuns comentários no outro artigo, acho que este esclarecimento vem cobrir uma lacuna importante. Pode baralhar alguns, mas ao menos fica regulamentada esta utilização do 5x4.
Quem for adepto da estratégia e a quiser continuar a fazer para "fazer posse" só tem uma coisa a fazer: passar um jogador de campo para a posição mais recuada e jogar com o GR (ou jogador de campo como GR avançado) numa das alas ou noutra posição à frente da linha divisória, sendo que o único risco que corre é o do GR estar mais longe da baliza quando for para recuperar na quadra.
Enviar um comentário