21 setembro 2010

Debate: Quadros competitivos da Formação



Como muitas das pessoas que nos visitam regularmente parecem estar muito bem informadas ou terem muito bons contactos junto da Associação de Futebol de Aveiro, o FUTSAL AVEIRO lança um pequeno debate acerca dos quadros competitivos da Formação.

Ora, de acordo com a calendarização definida pela A.F.A. para 2010/2011, estão reservadas 19 e 20 jornadas para os escalões de Juniores e Juvenis, respectivamente, havendo 32 jornadas agendadas para os escalões de Iniciados, Infantis e Benjamins (ex-Escolas). Esta informação levanta uma série de questões que julgamos serem pertinentes:
1. Ao contrário dos últimos anos, não irá existir uma série de Apuramento de Campeão nos Juniores e nos Juvenis? Quais serão os formatos de competição nos escalões de Formação? Séries únicas a uma volta? Finalíssima entre os primeiros de Norte e Sul? Play-off? Como?

2. Qual é a lógica de os escalões de base estarem quase "sobrecarregados" com 32 jornadas de competição e os escalões de Juvenis e Juniores (os mais importantes na "especialização" da etapa de formação) terem muito menos competição? É que poderia/deveria ser exactamente ao contrário...

3. Num ano em que até foi pedida, através de petições, a existência de uma Taça Distrital para haver mais competição, os importantes escalões de Juniores e Juvenis vão ter apenas 20 jogos oficiais nos respectivos campeonatos distritais?

4. Se já todos estão carecas de saber que as Taças Nacionais de Juniores e Juvenis têm o seu início em Abril, por que motivo é que as provas não começam mais cedo? Em Coimbra, por exemplo (ver), as provas tiveram início este fim-de-semana e os Juvenis têm 28 jogos oficiais (mais jogos da Taça) e os Juniores 26 jogos (mais Taça). E também conseguem fazer tudo antes de começarem as Taças Nacionais. É assim que queremos ser competitivos com as outras Associações?

5. A ser verdade a calendarização definida pela A.F. Aveiro, passamos de um formato em que Juniores e Juvenis competiam ininterruptamente durante seis meses e estavam seis meses parados, para um formato em que competem cinco meses (com muitas pausas pelo meio) e estão depois quase sete meses sem provas oficiais. Acham que isto é uma planificação minimamente credível? É assim que querem cativar os jovens a praticar esta modalidade? É assim que querem impedir que os miúdos do futsal optem cada vez mais por sair para o futebol de 11?

Estas e outras questões são as que se impõem neste momento (e impunham-se há mais tempo, mas só agora fomos alertados para a situação). Depois da próxima segunda-feira, aquando dos sorteios, já todos teremos noção exacta do quais serão os formatos de competição. No entanto, cremos que a informação que nos é dada de momento não agrada aos agentes da modalidade ligados à Formação. E a ser verdade, a A.F.A. não está, mais uma vez, a cuidar dos interesses do Futsal do nosso distrito.

O debate está aberto a todos os que queiram participar de forma construtiva.

Texto de João Tiago (Gafanha, Juvenis) e Hugo Panão (Beira-Mar, Juniores)

30 comentários:

ADT disse...

Antes de mais quero dar vos os parabéns por terem levantado estas questões. Durante a última época tive oportunidade de dar uma entrevista a este blog e nessa altura referi que o estado da formação em Aveiro estava no caminho errado, por vários motivos. Este é só mais um deles. Esta péssima planificação feita pela A.F.A. só serve para afastar os jovens. Não se compreende esta situação. Porque é que não se avançou com a Taça nos escalões de Juniores e Juvenis? Isso serviria para fazer mais alguns jogos e ajudar a tapar os buracos competitivos existentes. Quanto aos escalões de base é bom existirem muitas equipas, agora não podemos é prelongar em demasia a competição. Em minha opinião já se deveria começar a pensar em criar 2 divisões nestes escalões, pelo menos nos infantis e iniciados. Quando falo em divisões não me refiro a Zonas, estou a referir me a criar 2 ligas, uma de 1ª divisão outra de 2ª divisão, com subidas e descidas no final de epoca. Isto ajudaria a trazer mais competição e menos sobrecarga de jogos.

Paulo Marques

Anónimo disse...

Nos juniores há menos de 5 meses de competição!! Caso a AFA não vá criar nenhuma taça ou outra competição entre os clubes que não vão ao Nacional, a solução passa por esses se organizarem e realizar uma competição pirata e pagar a àrbitros 10 ou 20€ por jogo. Organizarem-se e criar uma prova oficial? NÂO!! A AFA não merece que o nosso dinheiro continue a entrar nos cofres!
Enfim... esta AFA é o espelho da FPF! Por alguma coisa o Gilberto Madail é de Aveiro!

NF

Diogo Figueiredo disse...

Boa tarde,
existem incoerências gritantes que deveriam ser corrigidas o qto antes, sobretudo nos escalões de juvenis e juniores.
Enquanto nada fôr feito ñ saímos deste ciclo vicioso:
1\ o calendário é enfadonho e ñ cativa os jovens;
2\ os jovens de qualidade fogem p/ outras modalidades + apelativas;
3\ sem atletas ñ podem surgir novas equipas c/ projectos sustentáveis;
4\o nível competitivo é baixo pq os treinadores andam a "rapar o tacho" p/ compor 1 plantel (e viram-se casos de equipas júnior q pareciam grupos de veraneantes, comparecendo a jogos c/5 e 6 atletas).

A solução passa, a meu ver, por:
1\ começar mais cedo e criar provas extras (taça distrital, torneios inter-associações) q permitam 1 calendário + robusto;
2\ juntar zona norte e zona sul (juniores e juvenis) e separar por divisões. Assim, teríamos 1 campeonato em q o nível competitivo seria garantido graças a promoções e despromoções. Ñ faz sentido constatar resultados de 16,17 ou 18x0 num escalão júnior.

A AFA ñ pode manter 1 postura "amorfa" à espera q novos clubes e praticantes apareçam do nada. É necessário gerir as competições de forma a q as mesmas sejam vistas c/ algo de apelativo e competitivo.

Anónimo disse...

Não vejo nenhum desporto a ter 5 meses de competiçao e 7 de paragem!
Ricas férias...!
Este ano queria ir jogar futsal, mas como é obvio, vou optar por praticar fut 11, já que apenas paramos 1 mes ou 2.
Gostava muito de jogar futsal, mas nao quero andar a jogar por jogar...
Parabéns por se lembrarem de nós, já que muitas das x somos eskecidos.

miguel costa disse...

este modelo de competiçao foi aprovado pelos clubes em reuniao na AFA no mes de Julho. Ira ser feita uma Taça de encerramento, para que hajam mais jogos.

Anónimo disse...

Não sabia desta planificação da AFA, tive conhecimento agora com este post e muito me espanta (ou não)mais estas aberrações da Associação que gere o "nosso" futsal. Vergonhoso ver os dois escalões mais importantes rumo aos senióres, talvez por isso a nossa associação é tão mal representada nos nacionais a nivel sénior com meia duzia de jogos num ano... não diria vergonhoso mas sim corrupto pq eles pretendem fazer a tal prova extraordionária com os clubes a suportarem as despesas e tirar-lhes a eles esse peso das costas para depois andarem a passear de BMs e fato e gravata pelos pavilhões. BASTA! Não ao oportunismo, não ao roubo aos clubes, não à morte da formação no futsal mas sim... a um boicote e um forte protesto dos clubes à tal dita prova que eles querem organizar no final do campeontato a ser suportada por nós. E apelo a que na próxima 2ª feira aquando do sorteio, haja pelo menos algum ruído a estas habilidades de AFA.

O meu agradecimento a todos que gostam e lutam pela formação do futsal no nosso distrito

Cumprimentos

Anónimo disse...

caro miguel costa

se sabe tanto diga lá qual vai ser o formato de competiçao dos jun e juv.

este plano foi aprovado pelos clubes? por quantos clubes? pelos vistos ha aqui pelo menos uns 5 ou 6 clubes que nao faziam ideia desta alteraçao

Anónimo disse...

Bom, de facto é inaceitável. Como se aceita um campeonato tao curto em juniores e juvenis?
Como atleta juvenil sinto-me bastante fustrado com esta situação! Partilho já a minha opinião, que consta que o campeonato devia ser disputado em duas voltas, numa só série, de modo a todas as equipas mostrarem a aquilo que sabem uma perante a outra, sem excepções. Para além disso, haveria muito mais campeonato e portanto uma maior disputa.
Sim, o ponto da data tardia em que se iniciam os campeonatos também é ridiculo, daqui a nada começa só no Natal.

Portanto, a meu ver há muita coisa a ser revista e este debate é muito oportuno!

Cumprimentos

HP disse...

Meus Caros,

Acho que devíamos ponderar seriamente a possibilidade de durante esta época formarmos um grupo de trabalho onde discutíssemos estes (pobres) modelos competitivos que a AFA nos oferece e que durante o ano de 2011 solicitássemos uma reunião à AFA para propor novos modelos competitivos. Não sei até que ponto isso será exequível, mas parece-me que devemos começar por ai, encontrar propostas e apresentá-las a quem de direito. Depois resta nos esperar que haja bom senso e sensibilidade da AFA.
Pensem nisso e contem comigo para a luta.

Anónimo disse...

acho que este post, é um debate necessario, mas nao o devem expor so aqui, mas sim fazer chegar isto as maos dos responsaveis pela associação, para que com bom senso em democracia, escolham aquilo mais vantajoso para o nosso futsal.
A verdade é que quando as nossas equipas de juvenis e juniores chegam as nacionais acusam uma enorme falta de ritmo comparado com equipas de outros distritos.
Acho que a proposta da taça nacional foi prposta na reuniao da AFA,e por ventura foi aprovada por maioria.
É uma das soluções, mas nao pode ser a unica, secalhar para este ano será melhor fazer uma finalissima(com os respectivos 1ºclassificados zona norte e zona sul) a melhor de 5, ou entao com apenas duas maos para chegar ao campeao de aveiro.
fica aqui o meu ponto de vista,e mais uma vez parabens pela iniciativa.
cumprimentos


pedro teixeira

Jose Antonio disse...

Esta situação do modelo competitivo dos nossos campeonatos da formação é uma questão que eu já tenho vindo a colocar à muitos anos. Para mim o modelo começa logo mal na FPF porque já era tempo de se realizar um campeonato nacional e acabar de vez com essa taça nacional em que em duas semanas se chegam a realizar 5 a 6 jornadas. Um campeonato nacional com os vencedores de cada distrito e talvez também os segundos classificados acabava com o problema de terminar os campeonatos a tempo de participar na taça, pois os campeões disputariam na época seguinte o nacional.
O problema é que não existe vontade nem da FPf nem das Associações porque o importante para eles é receber o dinheiro das inscrições, depois quanto menos trabalho para eles melhor.

Anónimo disse...

não vale a pena esforços nada irá entrar em vigor, esta AFA é vergonhosa! tenho pena de jogar o distrito de aveiro

Anónimo disse...

Hugo,
Criar um grupo de trabalho é para instituições/empresas com organização. E mesmo nessas tem de se (quase) ter a certeza que se vão conseguir resultados! Achas que as pessoas acreditam que vale a pena deslocarem-se vários km de graça para que no fim não se veja ninguém a apoiar ou a dar valor? Achas que a AFA vai ouvir o pessoal? Quantos irão aderir?

Um exemplo: na petição que por aí andou para a criação da taça distrital de juniores, tenho quase a certeza que mais de 50/60% dos votantes estavam fora do futsal (foram pessoas que assinaram "a pedido"), ou seja, cerca de 50 pessoas pertencem ao futsal e dessas mais de 25/30 não têm a maior idade, o que dá para concluir que só 25 pessoas de maior idade e pertencentes ao futsal é que assinaram a petição... num universo de (não sei bem) talvez umas 200 assinaturas perfeitamente possíveis (treinadores, directores e jogadores de maior idade)! Se nem para assinar uma petição as pessoass acreditaram achas que vão acreditar num grupo de trabalho?? Dúvido!!

Já agora, se se fala em os clubes suportarem as despesas de uma competição extra, então prefiro que os clubes organizem uma competição pirata ou entrarem na Aveiro Futsal Cup e aí os clubes suportarem os arbitros e os patrocinios/entradas suportarem o resto das despesas! Provavelmente fica mais barato e sabemos para onde vai o dinheiro!!

NF

Anónimo disse...

Parece me que tanto Zé António como o Diogo Figueiredo apresentaram soluções boas, para um ponto de partida, para solucionar o problema.É por aí que temos de ir. Como dar o 1º passo? A tal criação de um grupo de trabalho que pense num modelo competitivo diferente e que se trabalhe para o apresentar em tempo oportuno á AFA e tb aos Clubes. Vejo aqui gente com vontade e com capacidade - o Tiago, o Hugo P., Diogo Figueiredo, Zé António, Nuno Fonseca, eu próprio (Paulo Marques). Concerteza se dermos o 1º passo depois outros associam - se à iniciativa.
Deixar as coisas como estão é que não pode ser, porque assim vamos deixar que andem a brincar aos futsais na formação.
Paulo Marques

Anónimo disse...

Eu por mim alinho no que for preciso para melhorar esta situação, mas coloco uma questão essencial: Será que a AFA vai dar importância ao nosso trabalho? Gostava de saber a opinião de todos...

Anónimo disse...

Comentário das 13h08 por Nuno Fonseca

HP disse...

Anónimo das 13:08,
Essa é a grande incógnita, mas acho que mesmo assim deviamos tentar fazer alguma coisa. Mesmo sabendo que já temos um "Não" garantido.

Anónimo disse...

LOL o anónimo das 13h08 sou eu, Nuno Fonseca

Anónimo disse...

Desde já quero dar os meus parabéns e o meu total apoio ao João Tiago e ao Hugo Panão pela coragem em lançar estes temas sempre oportunos mesmo que muitas vezes possam ferir as altas patentes da nossa associação... Em 2º lugar não poderia estar mais em desacordo com o figurino adoptado pela afa para os campeonatos de juvenis e juniores. Não é assim que vamos lá, não é reduzindo a competição e aumentando os custos aos clubes que se caminha para um futuro melhor e mais grave que tudo isto é reduzir as capacidades e a competição aos nossos jovens que serão as nossas referências do amanhã.
Por tudo isto apelo que continuem a lutar pelo futsal e pela formação no nosso distrito sempre com os olhos postos no futuro, da minha parte estarei disponível a juntar-me a vós na defesa destes interesses.
Carlos Silva
Treinador GRC Telhadela

Diogo Figueiredo disse...

Respondendo ao repto do Paulo:
Estou à disposição para cooperar em qq acção construtiva que vise melhorar o panorâma do futsal distrital actual.

Anónimo disse...

Eu sou um atleta juvenil e cada vez estou menos motivado para jogar futsal em Aveiro. É IMPORTANTE sim, fazer grupos/movimentos que cheguem à federação, porque este formato de campeonato é ridiculo! Taças, prolongamento de campeonato, alguma coisa tem que ser feita! De certeza que se perguntassem a QUALQUER atleta juvenil/junior, eles iriam partilhar da mesma opinião que todos temos, e qualquer um assinava uma petição para prolongar o campeonato.
Vamos fazer o futsal crescer. Federação, ouçam os pedidos dos atletas, porque isto é de facto uma vergonha, queremos jogar!

Anónimo disse...

Proponho algo mais concreto: pegar no formato da Aveiro Futsal Cup, aceitar inscrições de todas as equipas do distrito e possivelmente um nº limitado de equipas de outros distritos. Preparar tudo e pedir à associação a formalização da prova e apoio nas arbitragens, se bem que os patrocinios e clubes poderiam ajudar. Seria feito em 2 ou 3 pavilhões e vários fins de semana.
Esta ideia nasceu o ano passado em conversa com o Hugo e acho que é bastante viável! Será que a AFA vai virar as costas aos clubes??

Nuno Fonseca

Anónimo disse...

Concordo com cada palavra do atleta juvenil anónimo... Eu também, sou um atleta, só que já sou junior, e é totalmente IRRACIONAL uma prova por que tanto esperamos durar APENAS 5 meses!! FAÇAM ALGO!! O problema de tudo isto, é que quem comanda as coisas, e que lucra com isto tudo, logo não tem o minimo interesse de mudar... Mas se querem que os atletas abandonem as equipas, e vão jogar para outros locais, estão a fazer um optimo trabalho... Continuem... O futsal deve ser sustentavél... Se os jovens, como eu, sairem do futsal este aparece... E ai, os senhores que estão "no poleiro", irem deixar de ter o tao bem dito dinheirinho... Apoio totalmente a iniciativa destes corajosos treinadores e dirigentes, so por eles e que vale a pena nos desesforçarmos e dignificar os nossos clubes... Cumprimentos desportivos a todos...

Anónimo disse...

Sou atleta junior e é de louvar este esforço de treinadores, dirigentes entre outros ao tentarem mudar esta situação lamentável. Vejo a ideia do treinador nuno fonseca muito interessante! Se a AFA vira as costas aos clubes, sinceramente não há nada que motive ninguém em estar nesta associação ou desporto (futsal). É uma ideia que pode entrar em vigor ainda esta época. Agradeço mais uma vez aos mais "velhos" do futsal (treinadores diriegentes etc) FORÇA!

Anónimo disse...

A ideia Aveiro futsal cup entrar esta temporada em vigor é possivel ?

joão tiago disse...

É pois. Antes de escrevermos este texto, eu e o Hugo Panão falámos sobre isso mesmo. E ainda hoje confirmámos essa ideia. Uma Aveiro Futsal Cup, ou uma Taça Futsal Aveiro ou qualquer coisa com o apoio do FutsalAveiro... Estamos cá é para isso.

Únicos entraves que vejo a esta ideia:
- o seguro desportivo dos atletas é válido até que altura da época? Assim que termina a época oficial?
- a arbitragem teria que ser custeada pelos clubes e estes não teriam poder para conseguir árbitros para todos os jogos.

E estes dois problemas podem inviabilizar a ideia.

Mas há muito onde se pode trabalhar nesta ideia do Hugo Panão e do Nuno Fonseca (e minha também).

Outra coisa completamente diferente: se vai haver uma Taça de Encerramento para os escalões Juniores e Juvenis, por que motivo é que a A.F.A. não lhe chama Taça Distrito de Aveiro de Juniores/Juvenis? O nome "Taça de Encerramento" não tem o mesmo peso, é mais desmotivante para os atletas e vai quase única e exclusivamente servir para os treinadores prepararem a época que se segue.

Anónimo disse...

bom dia,antes de mais quero deixar aqui o meu apreço por esta iniciativa,que em muito louva quem quer fazer alguma coisa pela modalidade.depois subescrevo quase na intrega todos os comentários que aqui foram deixados,e estou disponivel para colaborar no que quer que seja.no entanto e não querendo fazer futurologia,parece-me que a calendarização da afa,não será exatamente aquela que aqui está publicada,e para bem do futsal espero mesmo que não seja.vou explicar porquê que axo que será como em anos anteriores.vou falar só em respeito ao escalão de juvenis,que é aquele onde estou inserido,e explicar a minha tese...a afa defeniu 20 jornadas para a competição,ora sendo que há 19 equipas inscritas,já aqui começa a bater mal a dita planificação...pois não será de todo viável fazer uma série unica com jogos só a uma volta....o mais sensato será talvez dividir em 2 zonas a 19 equipas,sendo 1 composta por 9 e a outra por 10,o que perfaz um total de 18 jogos,com 2 voltas.de certeza que a exemplo de anos anteriores se qualificarão 3 equipas de cada zona para o apuramento de campeão...agora é só fazer contas....sobram logo 2 jornadas das 20 idealizadas,mais 2 até ao inicio da taça nacional perfaz 4 jornadas,pelo qie ficam a faltar 6 jornadas para perfazer as 10 jornadas do apuramento de campeão,se somarem a tudo isto os feriados do 1 novembro,1 dezembro,8 dezembro e 8 março(carnaval),são mais 4 jornadas,pelo que ficariam a faltar 2 datas para perfazer as 10 jornadas do apuramento de campeão,e lá nisso a nossa associação é perita,e se tivessem dado inicio ao campeonato a 9 de outubro o que fazia as tais 2 datas que faltavam,estava o problema resolvido...esta seria para mim a ideia mais lógica do campeonato....isto é tao somente a minha opinião e vale o que vale...no entanto como referi anteriormente,estou completamente de acordo com tudo o que foi dito e reitero a minha total disponibilidade para cooperar no que for preciso.....ou restar-nos-á,aguardar por segunda-feira e ver a calendarização da afa já defenida....cumprimentos...

joão paulo seabra(treinador c.c.barrô - juvenis)

Anónimo disse...

Falei em pedir à AFA para oficializar a prova para que os seguros dos jogadores pudessem ser váliidos após o fim de época, pois penso que estes só são válidos até ao fim dos jogos oficiais.

NF

Anónimo disse...

Olá. Sou um atleta de Futsal da camada de juvenis da CRECOR, e como toda a minha equipa, ficamos indignados por termos tão pouco tempo de campeonato... Ter 4 meses de Férias é uma coisa, mas 7 MESES!, e outra.
Todas as equipas deste distrito são obviamente adversárias umas das outras, mas agora somos UMA EQUIPA unida contra um adversário chamado AFA, para lutar para um prolongamento do campeonato e para pordermos fazer aquilo para que nos inscrevemos, JOGAR!

Cump. PG

Anónimo disse...

continuem a actualizar a informação ..